quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Apistograma Cacatuóides


Apistograma Cacatuóides


Imagem

Ciclídeo Anão de rara beleza, apelidado carinhosamente de Apisto Cacatua por causa da sua Barbatana Dorsal, é um peixe brasileiro do Bioma Amazônico, pouco agressivo, torna-se territorial apenas na época do acasalamento. Deve ser mantido com 1 ou 2 fêmeas e não junto com outros machos da mesma espécie.

Apesar da aparencia de peixe grande (pra quem vê por foto) essse peixe tem apenas 5cm, mas há relatos de machos desta espécie com até 9cm, gosta de viver num ambiente bem plantado e com muitas tocas, mas isso não quer dizer que ele vai ficar escondido o tempo inteiro, pois é muito fácil vê-lo explorando o seu aquário em busca de novidades.

A diferenciação entre machos e fêmeas é bem fácil, os machos são maiores que es fêmeas e possuem a nadadeira caudal em forma de Lira, enquanto a da fêmea é redonda, as raiadas da nadadeira dorsal do macho são bem salientes, principalmente entre o segundo e o quinto raio.

Imagem

Existem algumas variações de cores entre os cacatuóides; nas lojas são encontrados o:


Orange Flash: que possui as nadadeiras num tom alaranjado


Red Flash: parecido com o anterior só que com as nadadeiras quase vermelhas


Double Red: com a nadadeira dorsal e caudal em tons alaranjado quase vermelho, com manchas negras


Triple Red: que possui as nadadeiras dorsal, caudal e anal nesse último padrão.


Além destes, também é possível encontrar o Double Red e o Triple Red na variedade Gold, com o corpo branco.

Vive numa boa com outros peixes, tendo sua faixa de pH entre 6.0 e 6.8, numa temperatura de 25°C a 28°C, aceita muito bem comida flocada e peletizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário